Utilizamos cookies propias y de terceros para mejorar la experiencia de navegación y mostrarle publicidad y contenidos de su interés. Al continuar navegando, consideramos que acepta su uso. Más información
Um drone DJI Mavic 2 Pro descobriu arte rupestre com cerca de 7.000 anos de idade na Espanha.
 

25

Mai2023
Um drone DJI Mavic 2 Pro capturou o que se acredita serem pinturas rupestres com cerca de 7.000 anos de idade. A arte rupestre foi descoberta na província de Alicante, ao longo da costa da Espanha, e permaneceu oculta até agora devido à dificuldade extrema de acesso à região montanhosa a pé.

De acordo com uma pesquisa publicada na revista espanhola Lvcentvm, a área costeira e pré-costeira do norte da província de Alicante é um dos principais centros habitacionais neolíticos na Península Ibérica. No total, os pesquisadores exploraram 18 cavernas na região usando um pequeno drone DJI com um sistema avançado de assistência de piloto (APAS) e detecção omnidirecional de obstáculos.
Duas dessas cavernas, inacessíveis sem o uso de equipamento de escalada, foram descobertas como abrigando obras de arte pré-históricas com aproximadamente quatro polegadas de tamanho cada uma. Os dados brutos do drone foram ampliados e analisados usando software de edição de fotos, permitindo a identificação dos motivos com maior clareza.
Por exemplo, acima você pode ver o antes e depois de um antropomorfo levantino (uma figura humana estilizada), que foi limpo usando o Adobe Photoshop.

Da mesma forma, também foram descobertas nas paredes das cavernas outras figuras humanas fascinantes, incluindo antropomorfos femininos e arqueiros, bem como animais como cabras e veados.
"Graças ao drone, descobrimos um novo sítio com pinturas rupestres pré-históricas de diferentes estilos, que acreditamos serem muito relevantes para nossas pesquisas em andamento", disse o arqueólogo e piloto de drones Molina Hernández ao Spanish News Today, acrescentando que isso pode ser o início de muitas outras descobertas que ocorrerão no futuro em cavernas que anteriormente passaram despercebidas devido à sua inacessibilidade.

Os pesquisadores também enfatizam que, além dos estudos de arte rupestre pré-histórica, os drones podem ser usados em pesquisas relacionadas à conservação preventiva do patrimônio. A equipe está conduzindo testes usando o novo drone DJI Mavic 3, que possui uma incrível câmera Hasselblad CMOS de 4/3 e uma melhor detecção de obstáculos

Texto original por Ishveena Singh para DroneDJ